Prefeito Gilberto Garcia solicita o credenciamento de duas novas equipes de Estratégia Saúde da Família para melhorar o acesso aos serviços de saúde

João Cláudio

Nesta segunda-feira (22), em agenda com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, o prefeito Gilberto Garcia acompanhado do secretário municipal de saúde, Arion Aislan, entregou ofício em que solicita o credenciamento de duas novas equipes de Estratégia Saúde da Família de Nova Andradina.

O objetivo da gestão municipal é ampliar o atendimento aos moradores dos Bairros Universitário e Portal do Parque, que atualmente não possuem Unidade de Saúde da Família para o atendimento, melhorando o acesso aos serviços de atenção primária, que é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) para garantia do acesso a cuidados fundamentais para promoção da saúde e prevenção de doenças.

Após o credenciamento das equipes, o município estará apto a implantar o Programa Saúde na Hora na UBS (Unidade Básica Saúde) do Centro, que entre outras ações irá estender o horário de funcionamento da unidade até às 22 horas.

“A ideia é ampliar o acesso da população aos serviços, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e acompanhamento pré-natal. Isso deve reduzir as demandas por atendimento tanto nos ESFs quanto no Hospital Regional”, avalia o prefeito Gilberto.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde alterou, há menos de 15 dias, o processo de cadastramento das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF), desburocratizando etapas e agilizando o fluxo para o início das atividades desses profissionais.

O município já entrou com o pedido de solicitação de credenciamento, via ofício, dentro deste novo sistema. Agora, aguarda a análise do Ministério da Saúde de acordo com critérios técnicos. Se aprovada, é publicada portaria de credenciamento das novas equipes no Diário Oficial da União.