Procure a ESF do seu bairro a qualquer sintoma de gripe. Hospital Regional prioriza atendimento de casos mais graves, de urgência e emergência

Foto: João Cláudio

Preocupado com o aumento de casos de Covid-19 em Nova Andradina, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu os médicos da rede na tarde de quarta-feira (19), para consolidar o protocolo de atendimento às pessoas com sintomas gripais nas unidades e estreitar ainda mais na relação entre a atenção básica (ESFs) com a alta complexidade (Hospital Regional).

Conforme a estratégia de enfrentamento ao coronavírus adotada pelo governo municipal, o tipo de atendimento a ser ofertado à população precisa estar de acordo com o grau de gravidade.

A população deve procurar atendimento nas ESFs (Estratégia Saúde da Família) quando surgirem os primeiros sintomas gripais - coriza, febre, dor de cabeça, tosse ou falta de ar. “As unidades básicas de saúde estão preparadas para receber os pacientes quando os sintomas forem leves e estiverem em fase inicial. A qualquer sintoma, procure a ESF do seu bairro”, ressaltou o secretário de saúde, Sérgio Maximiano.

Ele explica que ao chegar na unidade de saúde, o paciente deverá informar que está com sintomas de gripe. Imediatamente, a pessoa será encaminhada para uma área reservada, passando por a triagem e a consulta. O médico faz o diagnóstico, prescreve o medicamento e, se necessário, encaminha ao hospital.

“Procure a ESF mais próxima da sua casa apenas quando tiverem sintomas e este estiver em fase inicial. Na hora da consulta é importante não omitir e nem inventar motivos. Tem pessoas que procuram a unidade sem motivo algum, só para pegar atestado. Isso atrapalha e prejudica quem realmente precisam de atendimento”, pontua o titular da SMS.

Por outro lado, Sergio Maximiano também alerta as pessoas a não deixarem o quadro de saúde piorar para buscar atendimento. Se estiver muito debilitado ou perceber que os sintomas estão se agravando, procure o hospital. A instituição é credenciada para oferecer atendimento aos pacientes em estado grave, inclusive dotada de 8 leitos de UTI exclusivos para Covid-19.