Bairros que não contam com ESFs serão atendidos em postos volantes extras aos sábados. Meta é imunizar 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina já se mobiliza para a realização da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, que acontecerá durante todo o mês de agosto.

Oficialmente, a campanha terá início na próxima segunda-feira (6) e segue até o dia 31 de agosto. Porém, as equipes de imunização já estarão realizando a campanha no sábado, dia 4 de agosto, na Feira da Saúde, que será realizada na Praça das Luzes, das 8h às 13 horas.

Na segunda (6), todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) disponibilizarão as doses das vacinas nos horários de atendimento de cada unidade (Veja toda a programação abaixo).

Nos bairros – Jardim Universitário, Jardim Imperial e Portal do Parque - que não contam com ESFs, serão montados postos volantes extras durante três sábados consecutivos, no período vespertino. Nesses pontos estratégicos, a rede de saúde municipal também irá oferecer a coleta de exames preventivos de colo uterino.

Sábado, dia 18 de agosto, será o Dia D de vacinação. A meta é alcançar cerca de 95% das crianças das crianças de 1 a menores de 5 anos, público mais suscetível as doenças. Os clubes de serviço do Rotary - Centenário e Nova Andradina – serão parceiros nesta campanha e estarão juntos com o poder público municipal na divulgação e ações realizadas.

De acordo com o secretário da pasta, Arion Aislan, a saúde pública nova-andradinense está focada em mobilizar toda a população para evitar o ressurgimento de casos de sarampo, doença que chegou a ser erradicada no Brasil e que, por os pais em não priorizar a vacinação de seus filhos, está voltando a ocorrer no país, inclusive causando mortes de crianças, tornando uma preocupação nacional; assim como o retorno preocupante da poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil.

“Mesmo não havendo registros de casos dessas doenças em Nova Andradina, os pais ou responsáveis não podem ficar subestimando doenças tão perigosas. As vacinas funcionam como um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo contra os agentes infecciosos e bacterianos” ressalta Arion Aislan, secretário da pasta.

Ao procurar a ESFs mais próxima da sua residência, os pais ou responsáveis pela criança devem apresentar o Cartão de Vacinação.

Mais informações sobre a poliomielite e o sarampo

A poliomielite é uma doença viral aguda, caracterizada pela paralisia flácida, a qual afeta diretamente a locomoção. A transmissão ocorre pelo contato direto com objetos, alimentos e água contaminados com fezes dos portadores da doença. Ela também é transmitida através da fala, tosse ou espirro. Já o sarampo pode levar a cegueira ou ao óbito, principalmente nos casos de desnutrição e com crianças menores de um ano. A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias, espirro ou beijos já são suficientes.

Atualmente, o Brasil enfrenta surtos de sarampo em quatro estados com registro de casos confirmados: Roraima (200), Amazonas (265), Rio Grande do Sul (7) e Rio de Janeiro (1), de acordo com dados até a SE 25/2018. A provável porta de entrada desses casos no país se deu pelo estado de Roraima, por causa da grave crise social na Venezuela.

Acompanhe a programação completa: