Semusp executou também a construção de camaleões, aterramento e saída de água

Aproveitando o período de estiagem, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou neste início de semana a limpeza da caixa seca e outras melhorias na Rua Irmã Maria Rita Loureiro, última rua do bairro Argemiro Ortega.

Os serviços visam minimizar o impacto da água das chuvas nesta região. Conforme informações do secretário da pasta, Roberto Ginel, a caixa seca estava assoreada por conta da enorme quantidade de areia que desce com as enxurradas. Com o apoio de uma máquina retroescavadeira, a areia acumulada foi retirada. No local, ainda foram construídos dois camaleões, além da execução do aterramento da erosão e de saídas de água.

“As caixas secas são "buracos", cavados principalmente em regiões de declive, para conter a água da chuva. Além de evitar a erosão nas estradas, a água contida retorna ao lençol freático contribuindo para o aumento da umidade. Outro benefício alcançado: evita o assoreamento dos córregos e rios, pois a água, que antes seguia em alta velocidade até os rios, é contida”, explica.

Ginel afirmou ainda que esta é uma ação emergencial do governo municipal com o objetivo de evitar transtornos para aqueles que residem nesta via pública. “Enquanto o asfalto não chega, o prefeito Gilberto Garcia determinou a realização de melhorias no local para minimizar o sofrimento dos moradores. A população é também uma grande parceira desses serviços, mantendo-se vigilante e nos ajudando a combater o descarte irregular do lixo que entope as galerias. Já está na programação de nossas prioridades, a pavimentação desta rua”, comentou o gestor.