Se de um lado, longos períodos de estiagem não são favoráveis à agricultura, por outro, o baixo volume de chuvas das últimas semanas tem favorecido a realização de serviços de recuperação nas estradas rurais de Nova Andradina.
São quase 2 mil quilômetros de vias de leito natural (sem asfalto) que cortam o município (sede e distrito de Nova Casa Verde) e precisam estar em boas condições para garantir às propriedades rurais o escoamento da safra agrícola e da pecuária, quanto para o transporte de estudantes e o deslocamento do homem do campo aos centros urbanos.
Nesta semana, as melhorias chegaram ao bairro São Bento, com abertura de 10,3 quilômetros de vias, com largura entre 4 a 6 metros. As máquinas da Prefeitura trabalharam no levantamento de vários pontos, na construção de saídas de água e caixas seca, camaleões, entre outras intervenções.
Segundo o secretário Roberto Ginel, “os serviços de alargamento da via e correção do leito melhoram condições de tráfego na região, que está recebendo o plantio de lavouras de mais ou 400 alqueires, facilitando o acesso dos pecuaristas e agricultores com maquinários maiores”, aponta o titular da Semusp.
Nas próximas semanas, a frente de trabalho com patrola, pá carregadeira e caminhões avança para outros bairros rurais.