Uma verdadeira força-tarefa de limpeza urbana organizada pela Prefeitura de Nova Andradina está beneficiando os bairros Jardim Imperial e Monte Carlo. A ação consiste na varrição das ruas, roçado do mato, limpeza geral de áreas institucionais, serviços de tapa-buraco e a construção de canaletas.

Foto: João Cláudio

A operação é um pedido da população ao prefeito Gilberto Garcia. Estão sendo priorizados os pontos mais críticos.

Segundo o gestor, a manutenção e limpeza nos canteiros, praças e demais áreas verdes públicas estão sendo feitas desde o início desta semana pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) com apoio de trabalhadores e máquinas como 2 mini escavadeiras, caminhões basculantes, roçadeiras e uma motoniveladora..

No entanto, é fundamental a ajuda dos moradores, que podem – e devem – agir como agentes fiscalizadores para combater o descarte irregular de lixo e entulho em áreas públicas. Qualquer pessoa pode colaborar, denunciando pelo telefone da Semusp (67) 3441-9102.

Foto: João Cláudio

“Locais com acúmulo de lixo e entulho são ambientes propícios para o aparecimento de cobras, ratos, escorpiões e outros animais peçonhentos. Também se tornam possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Manter estas áreas limpas é garantia de saúde para todos nós”, declarou o prefeito.

No caso de terrenos particulares, a limpeza é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis e deve ser feita periodicamente.

Novas frentes de trabalho seguem nas próximas semanas para outros bairros. As ações reforçam e dão celeridade ao atendimento de pedidos de moradores, deixando a cidade mais limpa e conservada.