Foram instalados balanços e gira-gira adaptados para cadeirantes na Praça das Luzes e na Praça das Águas. Projeto será expandido para os bairros

João Cláudio

Brincar no parquinho da praça pode parecer uma simples atividade para a garotada. Porém, a diversão não é a mesma para as crianças com deficiência física, que acabam sendo excluídas das brincadeiras. No entanto, essa realidade, começou a mudar em Nova Andradina após a instalação de brinquedos adaptados para esse público em duas praças.

A Prefeitura de Nova Andradina concluiu esta semana o calçamento e a instalação de balanços e gira-gira, ambos adaptados para cadeirantes, no Espaço Criança da Praça das Luzes (em frente ao Bradesco) e na Praça das Águas. A iniciativa atende a reivindicação das mamães com filhos portadores de deficiência, que buxam pelo direito de ver os filhos brincando como as demais crianças nos espaços públicos.

João Cláudio

De acordo com o prefeito Gilberto Garcia, ao ofertar mais mobilidade e lazer às crianças, o governo municipal avança na inclusão, rompendo as barreiras da acessibilidade.

É uma população que precisa de uma atenção e cuidado especial, além do carinho. E nesse contexto todo, está o processo de inclusão, de trazê-las para a proximidade com as demais crianças, e assim, conviver todas juntas, sem diferenças e com respeito às desigualdades”, destaca Gilberto.

João Cláudio

Praças de todos bairros serão contempladas com brinquedos adaptados

Através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o governo de Nova Andradina está realizando a licitação para a contratação de empresa para fornecimento, transporte e implantação de brinquedos de playground, brinquedos inclusivos e equipamentos de academia ao ar livre, para atender todas as demais praças e espaços públicos nos bairros da cidade.

“No ano passado, investimos na instalação de brinquedos em todas as praças. Esta nova licitação inclui brinquedos adaptados inclusivos e equipamentos de academia. A meta é fazer a manutenção dos equipamentos existentes e complementar com novos brinquedos para que todas as crianças possam brincar”, informa o secretário Roberto Ginel.

Equipamentos instalados

Balanço Cadeirante: Balanço com estrutura adaptada para cadeira de rodas. Desenvolve o controle do corpo, o equilíbrio e coordenação. Estimula a imaginação, o sistema nervoso central, segurança nos movimentos além de contribuir com a socialização entre pessoas com e sem deficiência.

Gira Gira Adaptado para cadeirante desenvolve as habilidades motoras das crianças, o controle do corpo, o equilíbrio e coordenação, estimula a imaginação e segurança nos movimentos.