Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Foram instalados balanços e gira-gira adaptados para cadeirantes na Praça das Luzes e na Praça das Águas. Projeto será expandido para os bairros

Cb image default
João Cláudio 

Brincar no parquinho da praça pode parecer uma simples atividade para a garotada. Porém, a diversão não é a mesma para as crianças com deficiência física, que acabam sendo excluídas das brincadeiras. No entanto, essa realidade, começou a mudar em Nova Andradina após a instalação de brinquedos adaptados para esse público em duas praças.

A Prefeitura de Nova Andradina concluiu esta semana o calçamento e a instalação de balanços e gira-gira, ambos adaptados para cadeirantes, no Espaço Criança da Praça das Luzes (em frente ao Bradesco) e na Praça das Águas. A iniciativa atende a reivindicação das mamães com filhos portadores de deficiência, que buxam pelo direito de ver os filhos brincando como as demais crianças nos espaços públicos. 

Cb image default
João Cláudio

De acordo com o prefeito Gilberto Garcia, ao ofertar mais mobilidade e lazer às crianças, o governo municipal avança na inclusão, rompendo as barreiras da acessibilidade.

É uma população que precisa de uma atenção e cuidado especial, além do carinho. E nesse contexto todo, está o processo de inclusão, de trazê-las para a proximidade com as demais crianças, e assim, conviver todas juntas, sem diferenças e com respeito às desigualdades”, destaca Gilberto.

Cb image default
João Cláudio

Praças de todos bairros serão contempladas com brinquedos adaptados

Através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o governo de Nova Andradina está realizando a licitação para a contratação de empresa para fornecimento, transporte e implantação de brinquedos de playground, brinquedos inclusivos e equipamentos de academia ao ar livre, para atender todas as demais praças e espaços públicos nos bairros da cidade.

“No ano passado, investimos na instalação de brinquedos em todas as praças. Esta nova licitação inclui brinquedos adaptados inclusivos e equipamentos de academia. A meta é fazer a manutenção dos equipamentos existentes e complementar com novos brinquedos para que todas as crianças possam brincar”, informa o secretário Roberto Ginel.

Equipamentos instalados

Balanço Cadeirante: Balanço com estrutura adaptada para cadeira de rodas. Desenvolve o controle do corpo, o equilíbrio e coordenação. Estimula a imaginação, o sistema nervoso central, segurança nos movimentos além de contribuir com a socialização entre pessoas com e sem deficiência.

Gira Gira Adaptado para cadeirante desenvolve as habilidades motoras das crianças, o controle do corpo, o equilíbrio e coordenação, estimula a imaginação e segurança nos movimentos.