Acessibilidade
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Limpar Configurações

Governo de Nova Andradina reafirma apoio ao pequeno produtor ao investir na melhoria das estradas vicinais

Cb image default
João Cláudio 

Através do Programa Caminhos da Produção, a Prefeitura de Nova Andradina vem atuando de forma permanente na recuperação das estradas vicinais que cortam fazendas, sítios e pequenas propriedades situadas em assentamentos rurais de Nova Andradina e do distrito de Nova Casa Verde.

É o produtor rural sendo tratado com respeito e o valor de quem garante comida na mesa de quem mora na cidade. 

Na última semana, os serviços foram executados em áreas da gleba Peroba e no Angico pela Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semadi).

Cb image default
João Cláudio

As máquinas trabalharam em diversas frentes na realização de serviços como escavação das caixas secas, construção de caixas de contenção de águas pluviais, elevação de leito  das linhas, raspagem mecânica, construção de camaleões e patrolamento das vias.

As intervenções consistem, principalmente, na reabilitação de trechos críticos nas vias e na manutenção das estradas para agilizar o transporte da produção e facilitar o deslocamento dos agricultores, além de agilizar o tráfego de vans escolares e ônibus.

Conforme levantamento da Semadi, cerca de 2 mil famílias moram nos assentamentos, sendo que a grande maioria tem na produção rural seu principal meio de subsistência. Nos sítios e pequenas propriedades são plantados mandioca, milho, maracujá, entre outras variedades de frutas, verduras e legumes, além de abrigar áreas produtivas destinadas a criação de gado de corte e leiteiro.

Segundo o prefeito, a ação visa oferecer os meios necessários para facilitar a produção rural, garantir que o produtor possa produzir alimentos mais saudáveis e fixar o homem no campo com melhoria da sua renda e das condições de sobrevivência com sua família.

“O investimento na melhoria das estradas rurais assegura o direito de ir e vir do produtor que precisa transportar a sua safra. Sabemos que são vários os prejuízos causados por uma estrada malconservada, que influencia também no transporte escolar, no acesso às ambulâncias e no deslocamento da população”, explicou Gilberto Garcia.

Cb image default
João Cláudio

Já o titular da pasta de desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, reiterou o compromisso da administração municipal de continuar a perseverar e buscar alternativas para desenvolver esta que é a vocação nova andradinense. “O setor agropecuário é um dos que atualmente ainda tem feito investimentos, criado oportunidades e gerado valor e renda ao produtor rural”, concluiu.

O produtor Roberto Francisquetti será um dos mais beneficiados pela recuperação da estrada rural do Peroba. “Depois do período de chuvas vinha tendo dificuldades para escoar minha produção. Agora a estrada tá ficando um tapete”, disse.

Já Tonhão Riqueti agradeceu a prefeito Gilberto Garcia pela atenção com os produtores rurais e, principalmente, as famílias que moram no campo. “As estradas estão recebendo um cuidado que nunca se viu antes. Isso dá mais segurança pra gente, facilita nossa vida”.

Cb image default
João Cláudio