Em Nova Casa Verde, equipes atuaram na retirada de mato e limpeza de ruas com apoio de tratores e caminhões. Em Nova Andradina, no Cemitério Municipal, canteiros de avenidas e ESFs

Durante o verão, é comum a ocorrência de chuvas de curta duração e de forte intensidade, que favorecem o crescimento das pastagens, mas também do mato e das pragas nos terrenos públicos e particulares.

No caso das áreas públicas, é dever da Prefeitura zelar pela sua limpeza. Por isso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), intensificou os serviços de roçagem de praças, canteiros e espaços públicos como ESFs e escolas. Já a responsabilidade legal da limpeza de terrenos particulares é do proprietário. A falta dessa manutenção pode gerar multa.

“O mato alto pode servir de habitação para animais peçonhentos e outras pragas, que se aproveitam da sujeira para se proliferarem, como é o caso de escorpiões e do mosquito da dengue. A Semusp está com diversas frentes de trabalho para acelerar os serviços de limpeza e roçagem do mato tanto em Nova Andradina como em Nova Casa Verde”, informa o secretário Roberto Ginel.

No distrito, nos últimos dias, as equipes atuaram na retirada de mato e limpeza de ruas com apoio de tratores e caminhões. Na sede de Nova Andradina, os trabalhos chegaram ao Cemitério Municipal e canteiros da avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade, na saída para Ivinhema, e nas unidades de saúde.

Nova Andradina: cidade limpa e segura!

Além dos problemas de saúde pública que a sujeira aliada ao mato alto causa, a roçagem de terrenos particulares é de responsabilidade legal do proprietário. A falta dessa manutenção pode gerar multa.

“Faz parte da cidadania e é responsabilidade legal do dono do terreno essa limpeza. Ajude a manter nossa cidade limpa e segura”, destacou Roberto Ginel.

A Semusp e a equipe de fiscais de postura fazem um apelo aos proprietários para que façam a limpeza dos terrenos baldios, de modo a evitar multas futuras.

Construção de canaletas

A Semusp também mantém uma equipe exclusiva para a construção de canaletas nos cruzamentos de ruas, com a finalidade de facilitar o escoamento da água parada, melhorar as condições de trafegabilidade e de mobilidade urbana, além de proporcionar mais segurança aos usuários das vias públicas.

Nas últimas semanas, pelo menos 5 canaletas foram construídas em diversas localidades: cruzamento das ruas Jose Taveira de Souza cm Joaquim Sampaio Neto, rua Anaurilândia com a rua Senador Auro M. Andrade e Avenida Vera Lucia P. Batista com rua Arnoldo Lobo Ruiz bairro (Celina Gonçalves).