A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, concluiu nesta semana o rebaixamento de guias e calçadas em cruzamentos da rua Walter Hubacher. A meta é estender esse serviço para as principais vias centrais e avenidas, de modo que a acessibilidade se constitua num legado ao cidadão nova-andradinense.

A medida é determinação do prefeito Gilberto Garcia e visa tornar Nova Andradina mais inclusiva, facilitando a mobilidade e a acessibilidade a todos os usuários de forma autônoma e segura.

Na análise do gestor municipal, a cidade está distante dos padrões internacionais em termos de acessibilidade e segurança do pedestre, mas os avanços são perceptíveis nas praças e prédios públicos. “As calçadas apresentam desníveis e barreiras, entre outros atributos que dificultam o percurso de todos os cidadãos, tanto mais daqueles com alguma limitação, temporária ou não, à sua mobilidade. Mas, sem dúvidas, estamos avançando e vamos continuar investindo neste setor para melhorar a vida das pessoas”, informou Gilberto Garcia.

O rebaixamento de meio fio junto às faixas de travessia de pedestres é um recurso que altera as condições normais da calçada para assegurar a acessibilidade aos pedestres em geral, aos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida e aos que portam carrinhos de mão ou grandes volumes de carga, quando pretendem efetuar travessia da pista.