Serviços estão sendo realizados diariamente em Nova Andradina e incluem a construção de faixas elevadas, tapa buraco, limpeza de praças e canteiros

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) está realizando serviços de limpeza de guias, bueiros e galerias de águas pluviais em vias do bairro Argemiro Ortega.

As atividades integram o cronograma da pasta, que vem atendendo diversas vias do município, em locais onde há a constatação de problemas decorrentes de alagamentos e diagnosticados casos de entupimento, prejudicando o escoamento de água.

Além das ações de limpeza e desobstrução de bueiros, estão sendo desenvolvidos diversos tipos de serviços em todas as regiões de Nova Andradina, incluindo trabalhos de tapa buraco e recape asfáltico, construção de faixas elevadas, construção de canaletas para melhorar o escoamento de água, limpeza de praças, canteiros de avenidas e a manutenção das escolas municipais.

Esta semana, o Cemitério Público Municipal Santa Bárbara está recebendo um cuidado especial das equipes de reparos, pintura de meio-fio e outros serviços de manutenção. Já o trabalho de construção de faixas elevadas avança nas proximidades das unidades escolares. Foram concluídas ou estão em fase de conclusão nas Escolas Arco-Íris, Nair Palácio de Souza e Fátima Gaiotto Sampaio.

Na análise do secretário Roberto Ginel, manter a cidade limpa e bem-cuidada depende, basicamente, de duas condições: a colaboração da população e o bom funcionamento dos serviços públicos. Por isso, propõe a união de esforços entre população e governo na promoção da limpeza urbana, nos cuidados com o meio ambiente e o zelo com os espaços públicos.

Limpeza pública não é apenas tarefa do governo, mas uma responsabilidade de todos. Atos de vandalismo como a destruição de bancos e lixeiras nas praças, descarte de lixo em terrenos baldios, por exemplo, só contribuem para deixar a cidade mais suja e sujeita a doenças.

“Educação, conscientização e respeito ao patrimônio público e ao meio ambiente é papel de todos os cidadãos. É difícil ter eficácia se não tiver o apoio das pessoas e mudanças de hábitos. O cidadão deve fazer a sua parte, incentivando práticas que minimizem o impacto no meio ou cobrando das autoridades medidas que causem impacto na limpeza da cidade e bem-estar dos moradores. Cuidar do patrimônio público é cuidar do que é nosso”, frisa o secretário Ginel, titular da Semsup.

Colabore com a limpeza da nossa cidade

- Coloque o lixo na lixeira. Se for lixo doméstico, lembre-se de acondicioná-lo em sacolas plásticas.

- Respeite o horário e da data da coleta de lixo no seu bairro.

- Móveis e eletrodomésticos velhos não devem ser descartados junto ao lixo comum.

- Para o descarte de entulhos e restos de material de construção, deve-se contratar o serviço de empresa especializada que disponibilize uma caixa coletora (caçamba).

- Estacionar irregularmente pode dificultar a circulação de pedestres e o trabalho de limpeza das calçadas e meios-fios. Respeite as regras de trânsito.